Viver é permitir que a felicidade faça parte da rotina

Viver é um dom. Mesmo com tantas dificuldades e depois de passar por dois anos tão difíceis com a pandemia, é importante lembrar de que vale a pena viver. É fundamental resgatar o prazer de estar vivo e a alegria de brincar. E a simbologia do Carnaval vem para nos ajudar nessa retomada, nesse deixar a felicidade e o prazer retornarem para nosso dia a dia. 

E para brincar e aproveitar precisamos do outro. É em boa companhia que usufruímos melhor e temos as melhores lembranças. É com o outro que guardamos momentos e não apenas coisas. Viver é permitir que a felicidade faça parte da rotina, ver beleza nas pequenas coisas e nos simples gestos, querer compartilhar essa sensação boa com outras pessoas.

O brincar e o se divertir retomam também com a volta às aulas, tão importante para o desenvolvimento humano de nossas crianças. O saber compartilhar, o saber se relacionar e o aprender a cultivar apesar das diferenças. É onde começa o respeito e a empatia pelo outro, ainda pequenos. 

Permitir pequenos e grandes prazeres não quer dizer viver uma vida em excesso ou com a ilusão de que tudo é cor de rosa. Pelo contrário, é valorizar os presentes que o universo nos dá, mesmo com tantos desencontros e sofrimentos. 

Precisamos descobrir o que nos traz alegria. As pessoas que nos fazem bem. Precisamos relembrar como era divertida nossa vida quando íamos à escola, brincar com os amigos, dividir o lanche no recreio, participar de atividades culturais, usar fantasias no bailinho de carnaval (onde a gente podia ser quem quisesse). Esse resgate é especial por dois motivos: enriquecer ainda mais a experiência escolar dos seus filhos e tentar adaptar esses momentos agora na vida adulta.

Esse carnaval também vai ser diferente, pois ainda estamos em pandemia e precisamos ter cuidado redobrado. É possível se inspirar no espírito do Carnaval sem aglomerações, mas em família, com as crianças e os amigos mais próximos. É sobre energia positiva, imaginação e interação com pessoas queridas. Cuidar também faz bem e é prova de amor. Então vamos continuar nos cuidando.