Agosto, mês da primeira infância

Os primeiros anos são fundamentais na criação de uma pessoa, principalmente na primeira infância. Os estímulos e oportunidades que oferecemos irão impulsionar a evolução das habilidades motoras, emocionais, cognitivas e comportamentais, sendo a base que impactará diretamente no seu desenvolvimento e na sua vida adulta. 

Esse período é fundamental para o desenvolvimento de cada criança, já que é uma época em que a plasticidade cerebral é muito grande e todos os estímulos, cuidados e ações podem trazer resultados positivos para uma vida inteira. O cuidado com a primeira infância é responsabilidade do poder público e da sociedade, que devem priorizar ações e políticas públicas. 

Por isso, desde esse ano, agosto passa a ser um mês dedicado à conscientização sobre a primeira infância, fase que vai desde a gestação até os seis anos. A campanha traz a importância da atenção integral a gestantes, crianças pequenas, suas famílias e cuidadores. Além da atenção às necessidades físicas e biológicas, é essencial a qualidade dos vínculos afetivos, bem como da comunicação, segurança e lazer. 

A Lei prevê que no Mês da Primeira Infância sejam realizadas ações integradas para promover educação continuada e valorização dos profissionais que atuam com crianças na primeira infância e com suas famílias. Bem como a disseminação da importância do investimento, com vistas à promoção e ao desenvolvimento de políticas, de programas, de ações e de atividades para garantir prioridade e efetivação dos direitos ao público da primeira infância.

No post de hoje trouxemos algumas atividades que podem ser realizadas com esse propósito: 

  1. Conversar e interagir 

Como o afeto interfere diretamente no aprendizado, conversar com bebê olhando nos seus olhos fortalece o vínculo. Estar presente proporciona um ambiente favorável, transmitindo a sensação de segurança para que a criança pequena possa se arriscar em novas aventuras e aprender muito mais.

2. Brincar 

É brincando que a criança expressa sua personalidade, seus sentimentos, desenvolve a criatividade e aprende a lidar com suas emoções. Todo lugar pode ser lugar para brincar, incentivando a criança a lidar com escolhas, comunicar-se e também se relacionar com outras pessoas.

3. Ouvir e cantar música 

Ouvir ou cantar uma música pode ajudar a criar boas memórias coletivas. Sem contar que ela permite treinar o ritmo e a coordenação motora. Essa relação com a música pode começar durante a gestação e continuar durante toda a infância.

4. Ler e contar histórias 

As crianças aprendem a ler o mundo antes mesmo de serem alfabetizadas. Imaginação e criatividade são estimuladas durante a leitura, além de ser uma oportunidade de ensinar sobre valores, relacionamentos e sentimentos com as histórias.