Está tudo bem pedir ajuda…

Precisamos falar sobre saúde mental e a importância dela para uma vida com qualidade. O assunto é tão relevante que esse mês tem a campanha #setembroamarelo, que incentiva o debate, a reflexão e a desconstrução do preconceito com transtornos mentais. O objetivo e a expectativa da campanha é fazer com que as pessoas entendam o transtorno mental como uma doença como qualquer outra, precisando de auxílio sempre que necessário. 

Responsável pela nossa capacidade de sensação de bem-estar e pela nossa resiliência, saúde mental também é sobre a habilidade que temos para transformar adversidades e conflitos em uma percepção positiva sobre a  vida. É sobre autoconhecimento, entender e respeitar nossos limites. Saber o que nos faz bem e que situações e pessoas nos deixam tristes, desanimados ou angustiados.

Ter essa percepção das sensações e como elas influenciam no nosso bem-estar é necessário pois quando estamos bem internamente também conseguimos nos relacionar bem com os outros. Ter empatia ajuda na nossa vida em sociedade e na construção de nossos relacionamentos.

O post do blog deste mês é um convite para refletir sobre a vida. Acreditamos na importância de falar sobre o assunto e lembrar que você nunca está sozinho, especialmente em momentos difíceis. Nessa vida tão corrida, deixamos algumas questões de lado, ignoramos nossos sentimentos e esquecemos de olhar para dentro, para entender as reais motivações. 

Vamos escondendo os sentimentos com ações pontuais e não entramos na profundidade. E o pior, só paramos para cuidar de nós ou procuramos ajuda quando estamos no limite, perdidos, sobrecarregados e com a última gota de esperança. Não guarde para você o que pode ser compartilhado. Falar é a melhor melhor solução. Busque ajuda com profissionais da saúde 💛 a sua vida importa!

Ao contrário do que muita gente pensa, ajuda profissional como psicoterapia não é indicada apenas para lidar com problemas e patologias (como ansiedade e depressão). Ela é fundamental também para se conhecer melhor e, consequentemente, aumentar a qualidade de vida. Entre os benefícios do acompanhamento psicológico podemos destacar:

  • Regulação das emoções;
  • Autoconhecimento;
  • Estabilização de humor;
  • Exercício da autoestima;
  • Enxergar e potencializar suas habilidades.