O estresse ocupacional surge no campo da saúde como um dos problemas mais comuns causados pela exaustiva carga de trabalho. E ele tem nome. É a Síndrome de Burnout. Estudos mostram ainda que a pandemia da covid-19 trouxe ainda mais impacto no trabalho dos profissionais, especialmente na área da saúde.
Essa problemática é tão importante que foi pesquisada pela psicóloga do Íntegra, Débora Rocha de Sousa, e aprofundada aqui no nosso blog. “Assim, a Síndrome de Burnout está relacionada à sobrecarga de trabalho que causa estresse crônico laboral, onde as pessoas apresentam sintomatologias como: exaustão emocional e física, resultantes de situações desgastantes de excessiva competitividade e responsabilidade no ambiente de trabalho”, explica ela.
Essa síndrome é caracterizada como um estresse agudo que atinge os profissionais nos aspectos psicológico e social, sendo mais intensificada entre os profissionais da área da saúde e daqueles que lidam no atendimento direto com pessoas, por causa da alta carga de trabalho. Ou seja, ela acomete profissionais de todas as áreas, mas recebeu uma atenção maior em casos na saúde em virtude da pandemia.
Algumas situações são observadas nos profissionais como fator de stress:
- Exposição excessiva de mortes; frustrações diárias pela perda de pacientes;
- Dificuldade de adormecer e ao despertar matinal;
- Falta de energia;
- Irritabilidade e/ou tristeza
- Problemas nas relações sociais e outros.
Débora conta que, quando o profissional passa por momentos de pressão laboral, ele “esquece de cuidar de si mesmo, como também de se utilizar de recursos internos institucionais para reorganizar sua rotina de trabalho, possibilitando ao profissional horários apropriados para o descanso”.
Desta forma, é interessante que o profissional da saúde procure por ajuda especializada para estabelecer o equilíbrio da sua saúde mental. O psicólogo que trabalha com a saúde mental do trabalhador é um dos grandes aliados para o estabelecimento do equilíbrio de suas emoções e bem-estar, pois, se utiliza de métodos científicos apropriados para as mudanças necessárias nas condições de trabalho, hábitos e estilo de vida.
Você já conhece a nossa Oficina + Saúde Mental no Trabalho? Ela foi criada com o intuito de propor ações que possam amenizar os sintomas ocasionados pelo estresse crônico, como também propor um espaço seguro de compartilhamento e escuta sobre suas demandas.